História do Legislativo de Leme do Prado - MG

por Interlegis — última modificação 06/08/2015 16h06
Textos sucinto sobre a história da Casa Legislativa, desde sua criação, bem como, fotos, vídeos, áudios, entre outras.

História do Legislativo de Leme do Prado - MG

Leme do Prado foi elevado à categoria de Município no ano de 1995 pela Lei Estadual nº 12030 de 21 –12 deste mesmo ano, desmembrando assim do Município de Minas Novas. A primeira Legislatura foi instalada ao ( 1º ) primeiro dia do mês de janeiro do ano de 1997, ás 16: 20 hrs com cerimônia realizada na Igreja Sagrado Coração de Jesus, onde segundo determinação do M. M. Sr. Juíz da Comarca, foram empossados pelo então vereador do Município de Minas Novas Sr. Carlos Adão Evangelista os vereadores eleitos no dia (03) de outubro de 1996; Sendo eles: Joaquim Xavier Filho, José Borges de Sousa, José Cirilo Macedo de Sousa, José Maria Cordeiro, Miguel Silva Mendes, Murilo Raimundo da Conceição, Otaviano Rodrigues Machado, Sebastião Alves Barroso e Valter José Santos, sendo eleito para ocupar a presidência da Mesa Diretora para o biênio de 1997/1998 o vereador Sr. Otaviano Rodrigues Machado.

No dia vinte e sete ( 27 ) de outubro de dois mil e oito ( 2008 ) foi instituída a estrutura administrativa do Poder Legislativo Municipal pela Resolução nº 04/2008, onde este passou a ser desvinculado do Poder Executivo, sendo estabelecidas as seguintes unidades administrativa: Corpo Legislativo, Secretaria Geral, Tesouraria, Contabilidade e Controle Interno.

Hoje o Legislativo Municipal possui orçamento próprio, prédio administrativo com auditório, veículo oficial, três funcionários efetivos compreendidos como auxiliar de serviços gerais, assistente parlamentar e assessor jurídico. Funciona ainda junto ao corpo Legislativo as Comissões Permanentes reestabelecidas a cada dois anos sendo: Comissão de Legislação, Justiça e Redação, Comissão de Orçamentos, Finanças e Tomada de Conta e Comissão de Obras e Serviços Públicos.